top of page
  • ideiasdeencenar

Ideias em ação!

Atualizado: 21 de abr. de 2019

No primeiro post do blog do IDE nós conversamos sobre a importância de incentivar o movimento artístico. Você conhece o discurso Faça Boa Arte, do Neil Gaiman?

O discurso de formatura da Universidade of the Arts da Filadélfia de 2012 foi feito pelo escritor Neil Gaiman (Sandman). O vídeo está disponível na internet, mas a editora Intrínseca o transformou em livro em 2014. O exemplar ganhou o subtítulo Erros Fantásticos, o que nos traz ao motivo deste post.

Gaiman disse muito de sua experiência como escritor e roteirista para os formandos daquele ano, dando importância ao fato de que o necessário é tentar, errar, se arriscar para criar boa arte. É um pouco do que disse Pablo Picasso sobre inspiração: "Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando". O segredo é persistir, pois quando se trata dos nossos sonhos, só depende de nós. E fazer arte é trabalhar com sonhos.


Mas e a inspiração? E o que de fato é "boa arte"?


Inspiração não é uma luz que cai do céu, para tê-la também depende de um esforço. Um conjunto de associações, de significados, de imagens do nosso mundo de experiências que de repente se apresentam de um modo aparentemente inédito na nossa mente. E aí, bum: Tive uma grande ideia!


Só que vou te contar um segredo: quase nada se cria, muita coisa se copia. "E isso não é ruim. Muitos de nós só encontraram a própria voz depois de soar como várias outras pessoas. Mas a única coisa que só você tem é você. Sua voz, sua mente, sua história, sua visão". E grandes ideias precisam se transformar em grandes ações! Nada de deixar tudo na gaveta, mãos a obra! Junte-se a nós!


A boa arte é você quem define. Divirta-se.


"Quebrem regras. Deixem o mundo mais interessante por estarem nele".


IDE


1 visualização0 comentário
bottom of page